Infra-estrutura

Datacenter, ou Internet Data Center (IDC), é um ambiente totalmente preparado para receber servidores de pequeno, médio grande porte. No passado, existiam os CPDs (Centro de Processamento de Dados), que atuavam como PDCs (Private Data Center). Com a popularização da Internet, surgiram os Data Centers, existindo ainda "Salas DataCenter" e "Prédios DataCenter".

Sala DataCenter é uma sala de 10 a 50m2, geralmente em um prédio comercial, com sistema de ar-condicionado adaptado, nobreaks de alta capacidade e talvez um gerador. O conceito de Sala DataCenter advém da existência dos antigos CPDs.

Prédio DataCenter é um prédio inteiramente criado para ser um DataCenter, com entrada de energia por 2 vias (normalmente com duas subestações de energia), 2 sistemas de nobreak em paralelo, geradores em n+1 (sempre com um de reserva), paredes com isolamento térmico e acústico, piso elevado, energia elétrica dimensionada de 500 KVA até 40 MVA. A ErgoSum utiliza este tipo de DataCenter.

Um Prédio DataCenter é classificado em Tiers, podendo ser:

  • Tier 1: Sem redundância de energia e dados (links de internet)
  • Tier 2: Redundância de energia elétrica
  • Tier 3: Distribuição redundante de energia interna. Todos os equipamentos compatíveis com 2 entradas de energia.
  • Tier 4: Redundância de ar-condicionado, com 2 ou mais chillers de ar-condicionado, redundância de energia (2 ou mais subestações),

A ErgoSum utiliza um prédio qualificado como Tier 4.

Segurança Física: um DataCenter possui segurança armada 24h, sistemas de gestão de temperatura e fumaça automatizados, sendo geridos por uma central de controle que monitora além destes pontos, qualidade do acesso de internet e monitoramento de câmeras internas e externas ao DataCenter. O Gás FM-200 é o gás disponível com maior eficiência - extingue o foco do fogo em 10 segundos - no combate a incêndio em um ambiente fechado.

A ErgoSum opera 33 racks dentro do datacenter da TIM/Intelig, em Porto Alegre. Diretamente conetado a diversos backbones via fibra óptica de 2 Gbits, através de redes interconectadas em forma de anel. Além de conexões com o PTT/RS, PTT/SP, PTT/PR e Global Crossing (Level3). Garantindo total redundância nas conexões e maior velocidade nos links de acesso.

Racks adicionais em Cotia/SP, Curitiba/PR e Montreal no Canada fazem parte do planejamento de disaster recovery (recuperação de desastres naturais) da ErgoSum.

Servidores 4 x Six Core (4 processadores com 6 núcleos cada), com 72 a 144 GB de RAM e discos de alta velocidade (SAS 15K RPM) garantem qualidade, continuidade e ininterruptividade aos serviços prestados para clientes finais e revendas.

Especializada em hospedagem compartilhada de sites, com painel de controle próprio, diversos servidores de bancos de dados, diversas tecnologias (ASP.Net 1, 2, 3, PHP 4 e 5, Mysql 4, 5 e 5.5), a ErgoSum é referência em Hospedagem de Sites no Brasil.

  • Datacenter com climatização controlada eletronicamente.
  • Datacenter com sistema anti-incêndio com gás FM200.
  • Datacenter com conexão direta ao backbone TIM/Intelig com Fibra Óptica de 2 Gbits.
  • Datacenter com conexão direta ao backbone Global Crossing (Level3) com Fibra Óptica de 1 Gbits.
  • Datacenter com conexão via Anel Óptico de 1 Gigabit com o PTT-RS.
  • Datacenter com conexão em MPLS de 1 Gigabit com o PTT-SP.
  • Datacenter com conexão em MPLS de 100 Mbits com o PTT-PR (Curitiba e Londrina).
  • Datacenter com ASN (Autonomous System Number - Autonomous System é o conjunto de rede com a mesma política de roteamento) próprio: AS28299
  • Datacenter com gerador exclusivo e e nobreaks suficientes para segurar quedas de até 96 horas seguidas.
  • Datacenter com roteadores e switches segmentados, estrutura de acesso a dados tolerante a falhas.
  • Operando com equipamentos de redes Dell e Extreme Networks X450a. Servidores Dell e Intel. Storages Equallogic. Cabeamento estruturado em Cat 6 (ISO Classe E) e Fibra Óptica Multimodo entre racks.

Algumas fotos do Datacenter